h1

O que nos reserva 2030, segundo um futurologista

Novembro 27, 2007
Vida até aos 130 anos e amas robóticas, mas nada de teletransporte. São algumas das previsões do futurologista Ray Hammond para o ano 2030.

Num ensaio denominado The World in 2030, o pensador britânico dá a conhecer algumas das tendências da próxima geração. O ensaio, que foi editado pela PlasticsEurope, prevê que a esperança de vida média na Europa chegue aos 130 anos.

Hammond dá a conhecer uma tendência que pode contribuir substancialmente para o aumento da vida dos europeus: a substituição de órgãos criados por encomenda, que deverá vulgarizar-se.

No campo das tecnologias, 2030 também promete reservar-nos algumas surpresas – o aparecimento de interfaces neurológicas, que permitem criar novos modos de interactividade com a Internet, é uma delas.

Mas há mais: Hammond prevê que, dentro de 22 anos, os europeus deverão ter aderido à contratação (ou à compra…) de amas robóticas para tomar conta de filhos e idosos.

Outra das previsões de The World in 2030 aponta para o uso intensivo de chips RFID (ou de outras tecnologias de redes sem fios) em pessoas, animais e objectos.

Através destas comunicações por rádio vai ser possível monitorizar e localizar permanentemente pessoas, animais ou objectos e difundir alarmes relacionados com a segurança ou saúde dos utilizadores. Holografia, simulação do tacto, odor ou aroma são outras das funcionalidades que podem ser integradas nestas redes sem fios.

Hammond refere que são várias as mudanças em perspectiva, ainda que muitas das rotinas de hoje devam manter-se mais ou menos inalteradas nos próximos 20 anos.

Apesar de auspicioso, o ensaio de Hammond não faz qualquer referência ao teletransporte, à telepatia ou a carros voadores que costumam ser referenciados nas séries de ficção científica: «A transformação rápida que vimos impor-se desde os anos 80 não vai ser retardada. Vai acelerar tanto que, em alguns casos, a nossa forma de vida em 2030 será irreconhecível hoje».

Fonte: Exame Informática

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: