h1

Wikia Search será lançado no dia 7 de Janeiro

Dezembro 27, 2007
O motor de busca que quer desafiar o Google será disponibilizado ao público no dia 7 de Janeiro, revelou o fundador da Wikipedia e mentor do projecto, Jimmy Wales.

A palavra chave do Wikia Search é a transparência, já que são os utilizadores que decidem a relevância dos resultados de cada pesquisa, ao invés do que acontece com os motores de busca tradicionais – como o Google, Yahoo! e Live -, que contam com algoritmos matemáticos para determinar a importância de cada site.

Esta é aliás, uma crítica que Jimmy Wales tem feito ao Google e Yahoo!, acusando-os de serem serviços opacos que não explicam como são alcançados os resultados das pesquisas.

De acordo com um e-mail que Wales enviou para a lista de discussão da Wikia – a empresa com fins lucrativos do fundador da Wikipedia – a versão inicial da plataforma já se encontra a ser testada por alguns utilizadores seleccionados e será lançada publicamente no dia 7 de Janeiro.

Numa fase inicial o Wikia Search não terá as capacidades dos motores de busca concorrentes, mas conta com a colaboração dos utilizadores – à semelhança do que aconteceu com a Wikipedia – para evoluir e se tornar numa alternativa viável aos líderes dos mercado das pesquisas online.

Fonte: Ciberia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: