h1

Portugueses participam na construção do laser mais potente do mundo

Março 6, 2008
Uma equipa de investigadores portugueses do Instituto Superior Técnico vai participar na fase preparatória da construção do ELI, o laser mais potente do mundo que deverá estar operacional em 2013.

Com um custo estimado de 400 milhões de euros, o laser ultra-potente ELI será utilizado em estudos de interacção com matéria a intensidades luminosas extremamente elevadas.

O ELI, cujo acrónimo em inglês se traduz para Infra-estrutura de Luz Extrema e significa Deus em hebraico, será «aberto para utilização por investigadores europeus e internacionais», afirmou à Lusa Marta Fajardo, coordenadora de um dos programas da fase preparatória do projecto, que decorre até 2011.

O promotores do projecto afirmam que o ELI poderá fornecer a cientistas, engenheiros e médicos impulsos laser ultra-breves com 100.000 vezes a potência produzida por todas as instalações que fornecem electricidade à Terra.

Os parâmetros do laser permitirão a investigação do comportamento da matéria em escalas de tempo ínfimas, bem como sob a influência de campos electromagnéticos de magnitudes colossais.

O laser mais potente a funcionar em Portugal foi desenvolvido pelos investigadores do IST, que são pioneiros a nível nacional em matéria de lasers de alta intensidade e interacção laser-plasma.

A sua participação neste projecto envolve a formação avançada de jovens investigadores e permitirá acesso privilegiado à sua utilização no futuro.

Fonte: Ciberia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: